Compartilhar  

Rádio da I.P.Fi.  

Hora Certa em Brasília  

Bíblia On-line  

Redes Sociais  

Álbum de fotos  

img_0475 64...
Image Detail Image Download

Notícias da I.P.B  

Qual é a Origem e o Significado da Cruz?

Qual é a Origem e o Significado da Cruz?

PDFImprimirE-mail

Resultado de imagem para cruz

De forma geral, o significado da cruz fala de morte. Durante todo período em que a cruz foi utilizada como forma de execução, ela sempre foi identificada como um símbolo de condenação pela maior culpa que deveria ser punida com a pena capital. Sob esse aspecto, o significado da cruz também deixa claro a ideia de maldição.

Para os cristãos, a figura da cruz também implica nessa mesma ideia, mas seu significado não se resume apenas a uma forma antiga e cruel de execução. A cruz foi o instrumento pela qual o Filho de Deus foi sacrificado para expiar o pecado de seu povo.

Na cruz, Jesus Cristo se fez maldito ao tomar sobre si a iniquidade daqueles que mereciam a morte. Ele recebeu o castigo da ira divina e morreu em lugar de pecadores. Por isto para os seguidores de Cristo o significado da cruz fala principalmente de redenção.

O que é uma cruz? Quais os tipos de cruzes?

A forma mais conhecida de cruz é aquela que possui uma viga horizontal fixada próxima ao topo. Esse tipo de cruz é chamado de cruz latina, crux immissa. Embora a Bíblia Sagrada não diga explicitamente, a tradição cristã desde muito cedo testemunha que Jesus foi crucificado numa cruz assim.

A informação bíblica de que uma placa foi colocada sobre sua cabeça também parece indicar isto (Mateus 27:37). Acredita-se que essa também era a forma principal de cruz utilizada pelos romanos em suas execuções.

Outro tipo de cruz é a cruz simples, crux simplex. Trata-se de um tipo de estaca única, ou seja, um pilar vertical. Há também a cruz em que o pilar horizontal é colocado no topo do pilar vertical formando um “T”. Essa forma de cruz é chamada de crux commissa, conhecida popularmente como cruz de Santo Antônio.

Outro tipo é a cruz em forma de “X” chamada de crux decusata, conhecida como cruz de Santo André. Uma tradição que não conta com evidências, afirma que o apóstolo André teria morrido nesse tipo de cruz. Por último há também a cruz que é formada por duas traves de madeira de mesmo comprimento.

Compartilhar

© 2019 - ALLROUNDER
   
| Terça, 16. Julho 2019 || Designed by: LernVid.com |