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Resposta Ao Bispo Edir Macedo Referente Ao Seu Posicionamento Favorável Ao Aborto

Resposta Ao Bispo Edir Macedo Referente Ao Seu Posicionamento Favorável Ao Aborto

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Prezado Bispo,

A cristandade brasileira acompanhou estarrecida a sua defesa do aborto. Eu particularmente já havia escrito um pequeno texto onde de forma prática e objetiva expus minha perplexidade em saber que o senhor é favorável a este tipo de prática e comportamento. 

Caro Bispo, de todos os argumentos  fornecidos pelo senhor em defender essa prática hedionda, o que mais me chamou a atenção foi o fato ter defendido sua tese  usando um verso isolado das Escrituras. Ora, como o Senhor deve saber, a interpretação equivocada de versos bíblicos pode fazer um enorme estrago na vida das pessoas, daí a necessidade de aplicar  nos textos que lemos regras básicas de hermenêutica.

Bom, a expressão Hermenêutica provém da palavra grega “hermeneutike” que, por sua vez, se deriva do verbo hermeneuo, significando: a arte de interpretar os livros sagrados e os textos antigos. A hermenêutica forma parte da Teologia exegética, ou seja, a que trata especificamente da interpretação das Escrituras. 

À luz desta afirmação gostaria de levá-lo a refletir comigo sobre os principios hermeneuticos usados por Calvino:

1º - Calvino Renunciou a alegorias  entendendo serem elas armas de deturpação do sentido das Escrituras.  
2º   Calvino costumava enfatizar o sentido literal do texto.
3º   Ele acreditava que o ministro deveria ser inteiramente dependente da operação do Espírito Santo para a correta interpretação da Bíblia. 
4º   Ele valorizava o estudo das línguas originais para melhor compreensão do ensino sagrado. 
5º   Ele cria numa tipologia equilibrada, evitando impor a textos veterotestamentários simbolismos que eles não suportam.
6.   E por fim ele acreditava que a melhor forma de se interpretar a Bíblia é a própria Bíblia. 

Prezado Bispo, lamento lhe informar mais a sua interpretação do texto de Jesus é extremamente equivocada, senão vejamos: 

"O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!” Mateus 26-24

Segundo o senhor mesmo outrora afirmou, no seu entendimento a última frase poderia ser interpretada da seguinte maneira:  "seria melhor que Judas tivesse sido abortado. Melhor do que o futuro de sua alma."

Bom, vejamos os equivocos desta afirmação:

1º-  Teologia não pode ser fundamentada naquilo que achamos ou pensamos sobre determinado assunto. Teologia se fundamenta nas verdades indiscutíveis das Escrituras.

2º- Nossas percepções pessoais devem se submeter ao que a Bíblia diz, e não ao contrário. 

3º- Lembre-se que a Bíblia explica a Biblia e  que não podemos em hipotese alguma estabelecer pressupostos doutrinários em versos isolados. A Palavra de Deus  contrapõem-se a sua afirmação inúmeras vezes declarando que aqueles que cometem assassinatos pecam contra o Eterno. (Ex 20:13; Os 4:2-3; Mt 19:18; Lc 18:20; Rm 13:09; Tg 2:1. Portanto, os que matam os seus semelhantes afrontam deliberadamente a santidade do Senhor. 

Vale a pena ressaltar que à luz da ciência e da Bíblia, uma criança não nascida é um ser completamente formado, no sentido que toda a informação genética já foi recebida no momento da concepção. Uma criança não nascida é uma pessoa completamente distinta da sua mãe. O bebê desenvolve todas as suas características humanas quando está no ventre. Os cromossomos de uma criança não  nascida são únicos. Toda pessoa é uma criação singular de Deus. Jamais voltará a vida de uma criança não nascida tirada por um aborto, isto posto, abortar a vida de uma criança é desobedecer descaradamente o 6º mandamento. 

Encerro esta resposta afirmando sem titubeios que o aborto é um crime hediondo. Abortar é tirar a vida de um ser humano, visto que a Bíblia ensina que a vida começa na concepção. Deus nos forma quando estamos ainda no ventre da nossa mãe ("Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe." Sl 139.13). O profeta Jeremias e o apóstolo Paulo foram chamados por Deus antes deles terem nascido ("Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações." (Jr 1.5); "Porém Deus, na sua graça, me escolheu antes mesmo de eu nascer e me chamou para servi-lo." Gl 1.15).


Naquele que vive e reina,


Renato Vargens

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